quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Usando o Espelho da Vida

escher20auto-retrato Muitas vezes, estamos tão presos em nossas velhas crenças e padrões que nós não somos capazes de ver as mudanças que precisamos fazer. Mesmo quando nos sentimos frustrados sobre os nossos problemas, nós não podemos reconhecer o que temos de aprender a mudar as coisas. É por isso que nós precisamos usar o espelho da vida.
Tudo em nossa vida reflete onde estamos no processo de desenvolvimento de integração e equilíbrio. Podemos usar tudo o que acontece externamente, como um espelho para nos ajudar a ver as áreas dentro de nós que precisam de cura e desenvolvimento. Sempre que temos um problema, especialmente um problema recorrente ou crônico, é sempre uma seta apontando diretamente para algum aspecto de nossa psique, onde precisamos de mais conscientização.
Se aceitarmos que a vida está sempre tentando nos ensinar exatamente o que precisamos aprender, podemos ver tudo que nos acontece como um dom. Mesmo as experiências que são desconfortáveis ou dolorosas contém em seu interior uma chave importante para a nossa cura, plenitude e prosperidade.
Podemos ter dificuldade em compreender o que o espelho da vida está tentando nos mostrar, mas se nós sinceramente pedirmos a aprendizagem e o dom em cada experiência, isso será revelado a nós de uma maneira ou de outra.
Um dos reflexos mais claros que temos de trabalhar é o fornecido pelos nossos relacionamentos. Cada ser que nós atraímos para a nossa vida é um espelho para nós em determinadas maneiras. Todos os nossos relacionamentos - nossas famílias, filhos, amigos, colegas, vizinhos, animais de estimação, assim como nossos parceiros românticos - refletem certas partes de nós. Como nos sentimos com alguém é geralmente uma indicação de como nos sentimos em relação a partes de nós que eles nos espelham.

Todos nós atraimos as pessoas certas em nossa vida que desenvolveram qualidades opostas com as que estamos a mais identificados. Em outras palavras, que espelham nossos eus renegados, e nós espelhamos os deles. Estas são muitas vezes as relações mais altamente carregadas emocionalmente. Nós tanto sentimos amor , ou  ódio deles, ou ambos! Sentimo-nos muito atraídos por eles, e  ou muito desconfortáveis , julgando-os, irritado, frustrados. O mais forte dos sentimentos, o mais importantes, eles são um espelho para nós. Temos que elaborado los em nossa realidade para nos mostrar algo sobre o que precisamos desenvolver em nós mesmos. O fato de que temos sentimentos tão fortes (uma forma ou de outra) para eles significa que eles estão nos mostrando uma parte de nós mesmos, que precisamos reconhecer, aceitar e integrar.

Isso não significa que temos de estar com eles ou manter um relacionamento nocivo ou inadequado. Significa apenas que, enquanto eles estão em nossas vidas, ou mesmo em nossos pensamentos e sentimentos, podemos usar a relação como uma experiência de aprendizagem. Também não significa que é suposto ser como eles. Eles podem ter uma energia precisamos muito, mas pode ser demasiado para o extremo oposto, ou eles podem expressar essa energia de uma maneira distorcida.
Ainda assim, podemos olhar para a essência positiva nas qualidades opostas que eles carregam. Por exemplo, se você nunca foram ensinados a expressar a raiva, provavelmente em algum momento vão se encontrar em relação com uma pessoa que expressa sua raiva com freqüência e veemência. A vida está lhe dando uma forte mensagem de que é hora de você aprender a reconhecer a sua própria raiva. Ele não está dizendo que você tem que ser como esta pessoa e sair por aí despejando sua ira em toda parte. Em vez disso, você precisa encontrar o equilíbrio adequado, aprendendo a afirmar-se e levantar-se para si mesmo.

Se você tem desenvolvido fortemente energia, mas têm dificuldade em tomar medidas, você pode achar que alguém importante em sua vida que seja um fazedor compulsivo que não pode relaxar. Naturalmente, você não quer ir a esse extremo, mas essa pessoa é o seu professor, para mostrar-lhe a energia da ação que você precisa para se desenvolver. Claro, você é um professor para eles também, mas geralmente não funciona muito bem para tentar mostrar a outras pessoas o que elas precisam de aprender com você - apesar de sucumbirmos a essa tentação. Ele funciona muito melhor se concentrar no que temos de aprender na situação.

Uma vez que usamos o espelho para compreender o que precisamos, e realmente fazer o trabalho para desenvolver uma dissolução do que necessita ser “equilibrado”", todo o padrão da relação vai mudar.
Se estamos fortemente identificado com o poder, nós vamos atrair pessoas mais vulneráveis, pessoas carentes. Este espelho reflecte a nossa necessidade de reconhecer e aceitar a nossa própria vulnerabilidade. Se e quando fazemos isso, as pessoas carentes em nossa vida, vão querer tornar-se mais habilitadas, ativas e fortes, ou vão sair de nossas vidas. Se formos demasiado vulneráveis e negar o poder, nós nos encontramos em um relacionamento com alguém que usa o poder de uma forma ou de outra. Vamos nos sentir oprimidos, ou controlados, ou vitimados por eles, até que nosso próprio poder em algum ponto do relacionamento se dissolverão ou se tornam mais iguais.


Como eu mencionei no último capítulo,  muitas vezes parece que gravitamos em torno um parceiro de negócio de um parceiro romântico que tem uma abordagem oposta à gestão financeira. Se a diferença não é tão extrema, isso pode ser um equilíbrio harmonioso e complementar em que nós apreciamos e aprender uns com os outros pontos fortes. Se somos altamente polarizada, no entanto, pode ser doloroso e frustrante, levando a um grande conflito e estresse.
Ainda assim, é um dom - uma oportunidade para reconhecer como estamos identificados com uma polaridade e uma oportunidade para desenvolver a energia oposta de que precisamos. Como qualquer problema de relacionamento, é necessário que nós nos comunicamos uns com os outros, e estar disposto a ouvir e sentir empatia uns com os outros sentimentos e suas perspectivas. Se nos sentimos presos em nossa capacidade de comunicar, pode ser um momento oportuno para pôr em uma ação - um terapeuta, conselheiro matrimonial, ou mediador - para nos ajudar. Pessoalmente, acho que a maioria de nós precisa de ajuda em determinados momentos para passar as questões profundas que se refletem em nossos relacionamentos íntimos.

O tema das relações é um assunto complexo e fascinante, que eu só posso começar a abordar. Ainda, se você pegar a idéia básica de como as nossas relações nos mostram as próximas etapas que precisamos ter em nosso crescimento pessoal, você pode começar a usar os seus relacionamentos como guias poderoso em seu caminho para a verdadeira prosperidade.
Fonte: Livro Criando Verdadeira Prosperidade, © by Shakti Gawain