quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A arca da segurança - Um Curso em Milagres.



VII. A arca da segurança
1. Deus nada pede e o Seu Filho assim como Ele nada precisa pedir. Pois nele não existe nenhuma fal-ta. Um espaço vazio, uma pequena brecha, seria uma falta. E é somente lá que ele poderia querer algu-ma coisa que não tem. Um espaço onde Deus não está, uma brecha entre o Pai e o Filho não é a Vonta-de de Nenhum dos Dois, Que prometeram ser um só. A promessa de Deus é uma promessa a Si Mes-mo, e não existe ninguém que possa ser infiel ao que é Vontade de Deus como parte do que Ele é. A promessa de que não existe nenhuma brecha entre Ele e o que Ele é não pode ser falsa. Que vontade pode intervir entre o que é necessariamente uno e em Cuja Integridade não pode haver nenhuma bre-cha?
2. A bela relação que manténs com todos os teus irmãos é uma parte de ti mesmo porque é uma parte do próprio Deus. Acaso tu não estás doente, se negas a ti mesmo a tua integridade e a tua saúde, a Fon-te da ajuda, o Chamado para a cura e o Chamado para curar? O teu salvador espera pela cura e o mundo espera com ele. E tu também não estás à parte do mundo. Pois a cura será una ou simplesmente não será, pois a cura está na unicidade. O que poderia corrigir a separação além do seu oposto? Não existe uma terra intermediária em qualquer aspecto da salvação. Tu a aceitas totalmente, ou não a aceitas. O que não está separado necessariamente está unido. E o que está unido não pode ser separado.
3. Ou existe uma brecha entre tu e o teu irmão ou vós sois como um só. Não existe nada intermediário, nenhuma outra escolha e nenhuma fidelidade a ser dividida entre os dois. Uma fidelidade dividida é apenas ausência de fé para com ambos e apenas te coloca num turbilhão, a agarrar-te incertamente a qualquer palha que pareça conter uma promessa de alívio. Entretanto, quem pode construir sua casa sobre a palha e contar com ela como abrigo contra o vento? O corpo pode tornar-se um abrigo como esse, porque a ele falta o fundamento na verdade. Contudo, porque é assim, esse abrigo não pode ser visto como uma casa para ti, mas apenas como um recurso para te ajudar a alcançar a Casa onde Deus habita.

4. Com esse propósito, o corpo é curado. Ele não é usado para testemunhar o sonho da separação e da enfermidade. Nem é ele condenado em vão pelo que não fez. Ele serve para ajudar a cura do Filho de Deus e para esse propósito não pode estar doente. Ele não irá unir-se a um propósito que não seja o teu próprio, e tu escolheste que ele não fique doente. Todos os milagres se baseiam nesta escolha e te são dados no instante em que ela é feita. Nenhuma forma de doença está imune, porque a escolha não pode ser feita em termos de forma. A escolha da doença parece ser uma escolha de forma, no entanto, ela é uma só, assim como o seu oposto. E tu estás doente ou saudável correspondentemente.
5. Mas nunca estás sozinho. Esse mundo é apenas um sonho segundo o qual podes estar sozinho e po-des pensar sem afetar aqueles que estão à parte de ti. Estar sozinho necessariamente significa estar à parte, e se estás, só podes estar doente. Isso parece provar que não podes deixar de estar à parte. No entanto, tudo o que isso significa é que tentaste manter uma promessa de ser fiel à ausência de fé. Ape-sar disso, a ausência de fé é doença. É como a casa construída sobre a palha. Ela parece ser bastante sólida e ter substância em si mesma. No entanto, a sua estabilidade não pode ser julgada à parte do seu fundamento. Se ela se baseia na palha, não há necessidade de bloquear a porta e de trancar as janelas, fechando os ferrolhos. O vento soprará, a chuva cairá e ela será carregada para o esquecimento.
6. Qual é o sentido de se buscar estar a salvo naquilo que foi feito para o perigo e para o medo? Por que sobrecarregá-lo com mais cadeados e correntes, com âncoras pesadas, se a sua fraqueza não está nele mesmo, mas na fragilidade da pequena brecha feita do nada sobre a qual ele se encontra? O que pode estar seguro baseado em uma sombra? Irias tu construir a tua casa sobre algo que desmoronaria sob o peso de uma pluma?
7. A tua casa é construída sobre a saúde do teu irmão, sobre a sua felicidade, a sua impecabilidade, e sobre tudo o que o seu Pai prometeu a ele. Nenhuma promessa secreta que tenhas feito no lugar daquela abalou o Fundamento da sua casa. Os ventos soprarão sobre ela e a chuva cairá, mas sem efeito algum. O mundo será levado pelas águas e, no entanto, essa casa não cairá, pois a sua força não está apenas em si mesma. Ela é uma arca de segurança, que se baseia na promessa de Deus de que o Seu Filho está para sempre a salvo Nele. Que brecha pode interpor-se entre a segurança deste abrigo e a sua Fonte? Daqui, o corpo pode ser visto como é, nada mais e nada menos do que o valor que ele tem na medida, em que pode- ser usado para liberar o Filho de Deus para a sua própria casa. E com esse propósito san-to ele vem a ser um lar de santidade por um momento breve, porque compartilha a Vontade do teu Pai para contigo.


Fonte - Livro Um Curso em Milagres.