sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cristais e os chakras correspondentes ao Corpo Físico.


Os Chakras Correspondentes ao Corpo Físico.

Os chakras são pontos energéticos situados em nosso corpo, a respeito dos quais já existe extensa literatura.
Vamos dar aqui um pequeno resumo e estudar a utilização dos cristais e pedras preciosas de acordo com nossos chakras.
São sete os chakras principais, e cada um deles se associa a uma cor diferente, a glândulas diferentes e a cristais diferentes. Cada chakra é um vórtice energético em forma de cone, com o vértice no interior do corpo, ligado à coluna, e a base voltada para fora. O sétimo chakra tem a base arredondada no topo da cabeça, virada para cima, e o primeiro tem a base virada para baixo, em direção ao chão. Todos os outros são cones duplos, partindo do centro (coluna) para a frente e para trás (ver ilustração). Ao utilizar as pedras sobre os chakras, vamos colocá-las na frente do corpo, mas é preciso que a pessoa em que elas estarão sendo aplicadas visualize a energia das pedras atingindo também a parte posterior de cada chakra. O cristal de quartzo pode ser utilizado em conjunto com qualquer chakra, embora, por suas características principais, seja classificado como pertencente ao chakra coronário (sétimo). Descendo da cabeça para os pés, vamos iniciar nosso estudo pelo sétimo chakra.


O Chakra Coronário (sétimo chakra)

Situa-se na cabeça, bem no centro, e é também conhecido como coroa. Relaciona-se com a glândula pineal, sua cor é violeta, e está diretamente ligado à espiritualidade, ao contato com o Eu Superior, canalização e meditação. Fisicamente, rege nossa cabeça e o sistema nervoso central. É através do chakra coronário que entram no corpo as energias de transmutação, purificação e espiritualidade. As pedras que trabalham no sétimo chakra são as de cor branca transparente (incolores), violeta e dourada.
Branco transparente (incolor)
Violeta/ Lilás
Violeta e dourado
Dourado
Outras Cores
Apofilita Incolor
Ametista
Ametrino
Calcita Dente de Cão
Alexandrita
Calcita Ótica
Charoita
 
Calcita Dourada
Moldavita
Cristal de Quartzo
Fluorita
 
Heliodoro
 
Danburita
Halita Violeta
 
Pirita
 
Diamante
Iolita
 
 
 
Diamante Herkimer
Lepidolita
 
 
 
Dolomita
Sugilita
 
 
 
Escolecita
Tanzanita
 
 
 
Fenacita
 
 
 
 
Goshenita
 
 
 
 
Selenita (Gipsita)
 
 
 
 
Topázio Incolor
 
 
 
 
Ulexita
 
 
 
 
Para ativar e energizar o sétimo chakra com um cristal de quartzo, sugerimos o seguinte exercício de meditação: Prepare o ambiente com incenso e música suave. Escolha a posição mais confortável para seu corpo, de preferência sentado numa cadeira de espaldar reto. Concentre-se praticando um relaxamento que se inicia pelos pés, subindo lentamente até a cabeça, e mentalize luz branca em volta de todo o seu corpo, para proteção. Segure com a mão direita um cristal de quartzo gerador ligeiramente inclinado, com a ponta direcionada a seu chakra coronário, mantendo uma distância de 10 a 12 centímetros. Feche os olhos e mentalize um raio de luz branca saindo pela ponta do cristal e penetrando em seu corpo através do chakra coronário, abrindo-o e energizando-o. Mantenha o cristal em constante movimento giratório, no sentido horário, por três a cinco minutos. Depois, baixe seu braço direito e, mantendo o cristal em suas mão e os olhos fechados, perceba quaisquer sensações, luzes, cores, imagens ou intuições. Terminada a meditação, é bom anotar as sensações para comparação com experiências futuras. Não se frustre se não houver nenhuma sensação nas primeiras experiências. Tudo vem com a prática e a regularidade, como em qualquer trabalho espiritual.
O Chakra Frontal (sexto chakra)

Está localizado entre as sobrancelhas, e é também conhecido como terceiro olho ou terceira visão. Associa-se também com a glândula pituitária e é responsável por nossa concentração, memória, imaginação e visualizações. Pode-se compará-lo ao computador que registra em nosso cérebro as informações e sensações recebidas através do chakra coronário, para que possamos compreendê-las e dar forma a elas através de pensamentos ou imagens. Sua cor é o índigo (azul anil), e as pedras que trabalham com esse centro energético têm também esta cor. As principais são:
Apatita
Azurita
Calcantita
Cianita
Halita Azul
Indicolita (Turmalina Azul)
Labradorita
Lápis Lazuli
Papagoita
Safira Azul
Sodalita
Vivianita
Fisicamente, este chakra e suas pedras correspondentes regem a visão, a audição, a memória, a capacidade de concentração e todas as funções cerebrais. Para energizar o sexto chakra, proceda da mesma forma que na meditação anterior, apontando o cristal ligeiramente inclinado na direção deste centro de energia. Lembre-se de visualizar a parte posterior do chakra também vibrando com esta luz. O sétimo e o sexto chakras devem ser trabalhados sempre em conjunto, começando-se pelo sétimo. Algumas das pedras do sexto chakra também agem sobre o quinto, como o Lápis Lazuli e a Indicolita. Para energizar o chakra laríngeo proceda exatamente como nos dois primeiros, modificando apenas a posição do cristal, que neste caso deverá ficar paralelo ao chão, horizontalmente apontando para este centro de energia, não esquecendo de girá-lo sempre em sentido horário e de visualizar sua parte posterior.
O Chakra Laríngeo (quinto chakra)

O quinto chakra situa-se na região da garganta e se associa à tiróide, que por sua vez está ligada ao metabolismo do corpo. Este centro energético é responsável pela verbalização, pela comunicação de nossa verdade interior e pela respiração. Fisicamente rege a garganta, a laringe, a boca e o nariz. É através desse chakra que purificamos nossas energias. Sua cor é o azul, assim como a das pedras que aí trabalham. As mais importantes são:
Ágata Azul Rendada
Crisocola
Água Marinha
Euclásio
Ajoita
Hemimorfita
Albita
Larimar
Amazonita
Quartzo Azul
Angelita
Shattuckita
Calcantita
Sílica Gema
Calcita Azul
Topázio Azul
Celestita
Turquesa
Algumas das pedras do sexto chakra também agem sobre o quinto, como o Lápis Lazuli e a Indicolita.
Para energizar o chakra laríngeo proceda exatamente como nos dois primeiros, modificando apenas a posição do cristal, que neste caso deverá ficar paralelo ao chão, horizontalmente apontando para este centro de energia, não esquecendo de girá-lo sempre em sentido horário e de visualizar sua parte posterior.
O Chakra Cardíaco (quarto chakra)

Localiza-se bem no centro do peito, entre os mamilos. É associado ao timo e é nele que se concentra a energia do Amor Incondicional, nossa fonte vital. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Sua cor é o verde, e as pedras a ele associadas são verdes (representando a cura e a energia vital) ou cor-de-rosa (representando o Amor).
Verde
Rosa
Verde e rosa
Translúcida
Ágata Musgo
Calcita Rosa
Jade do Transvaal
Opala
Apatita Verde
Cobaltocalcita (Afrodite)
Turmalina Melancia
Pedra da Lua
Aventurina (Quartzo Verde
Halita Rosa
 
 
Apofilita Verde
Kunzita
 
 
Brasilianita
Morganita
 
 
Calcita Verde
Quartzo Rosa
 
 
Crisoberilo
Rodocrosita
 
 
Crisoprásio
Rubelita (Turmalina Rosa)
 
 
Diopsídio
Smithsonita Rosa
 
 
Dioptásio
 
 
 
Esmeralda
 
 
 
Hiddenita
 
 
 
Jade (Jadeíta e Nefrita)
 
 
 
Malaquita
 
 
 
Peridoto
 
 
 
Serpentina
 
 
 
Smithsonita Verde
 
 
 
Uvarovita
 
 
 
Variscita
 
 
 
Verdelita (Turmalina Verde)
 
 
 
Vesuvianita
 
 
 
As pedras de cor rosa trabalham diretamente com a energia do Amor Incondicional e promovem tranquilidade e paz ao coração. As verdes trabalham com a energia da cura, da saúde, da vitalidade, do amor físico e da prosperidade. A Turmalina Melancia é bastante especial por conter as duas cores básicas deste chakra, representando-o em sua totalidade. O chakra cardíaco é especialmente importante por ser o ponto central de nosso corpo, separando (e unindo) os chakras superiores (quinto, sexto e sétimo), que regem a espiritualidade, dos inferiores (primeiro, segundo e terceiro), que regem o físico. Para energizá-lo e ativá-lo, proceda como das vezes anteriores, mantendo o cristal paralelo ao chão, na posição horizontal, com a ponta direcionada ao quarto chakra, e visualize também um raio de luz branca saindo de dentro deste seu centro de energia, encontrando-se e unindo-se ao feixe de luz que sai pela ponta do cristal.
O Chakra do Plexo Solar (terceiro chakra)

Este chakra se localiza de quatro a seis centímetros acima do umbigo. Controla toda a nossa energia emocional e é fortemente ligado ao Ego individual. Fisicamente rege o aparelho digestivo. Não é por coincidência que problemas emocionais sempre causam problemas digestivos. A emoção e a digestão estão intimamente ligadas. A cor do terceiro chakra é o amarelo e ele se associa diretamente ao pâncreas. As pedras que aí trabalham também são amarelas, destacando-se:
A energização e a ativação do plexo solar são feitas da mesma maneira que as anteriores, ficando o cristal na posição horizontal.
O Chakra Sexual (segundo chakra)

O chakra sexual situa-se três a quatro centímetros abaixo do umbigo, e trabalha com a energia sexual e a criatividade. É ligado também à produção da adrenalina, e ao amor do homem pela Terra e pela Natureza. Tudo que criamos em nossa mente se ativa para manifestação através deste centro de energia. Fisicamente rege os órgãos sexuais. Sua cor é laranja, assim como a das pedras que lhe correspondem:
Andaluzita
Calcita Laranja
Coral
Crocoita
Cornalina
Opala de Fogo
Orpimento
Vanadinita
Wulfenita
 
Siga o mesmo processo de energização e ativação dos chakras anteriores, posicionando o cristal inclinado levemente com a ponta direcionada ao segundo chakra. Ao visualizar a luz branca entrando em seu corpo através do chakra sexual, faça com que ela se espalhe em círculos concêntricos por toda a região abdominal.
O Chakra Básico (primeiro chakra)

O chakra básico fica situado na direção da base da coluna, bem acima dos órgãos de reprodução, e se relaciona com a parte inferior do corpo, os pés, o ancoramento e os instintos físicos. É através dele que plantamos nossos pés no chão e nos relacionamos com o mundo físico. Sua cor é o vermelho e as pedras que com ele se relacionam são vermelhas, marrons, cinzas, pretas ou multicoloridas.
Vermelho
Marrom/Cinza/Outras Cores
Preto
Bixbita
Ágata de Botswana
Crisântemo
Calcita Vermelha
Boji Stone
Obsidiana
Cinábrio
Galena
Ônix
Cuprita
Howlita
Turmalina Preta
Espinélio
Jaspe Paisagem
 
Granada
Jaspe Pele de Leopardo
 
Hematita
Lingam
 
Heliotrópio (Bloodstone)
Madeira Petrificada
 
Jaspe Vermelho
Magnesita
 
Quartzo Vermelho
Magnetita
 
Realgar
Quartzo Enfumaçado (Fumê)
 
Rodonita
Quartzo Olho de Falcão
 
Rubi
Quartzo Olho de Tigre
 
Rutilo
Quartzo Rutilado
 
Thulita
Quartzo Turmalinado
 
Zincita
Unakita
 
Zircão
 
 
As pedras vermelhas se relacionam diretamente com o sangue e a circulação. As pretas são de proteção contra a negatividade. Todas, de qualquer cor, proporcionam ancoramento. Para ativação e energização, proceda como nas meditações anteriores, mantendo o cristal ligeiramente inclinado com a ponta direcionada ao chakra básico. Importante: não gire o cristal, mantenha-o imóvel enquanto apontado para este centro energético. Os exercícios de meditação para ativação e energização dos chakras devem ser praticados com regularidade, até que você consiga sentir reações nas áreas correspondentes aos chakras. É importante anotar o que acontece durante e após os exercícios e tentar reconhecer sua influência no cotidiano. Não espere nem procure resultados imediatos. Como em todas as coisas na vida, só com a prática e a regularidade nos exercícios é que se chega a reconhecer os resultados.
\fonte site Xamanismo - Leo Artese.