quinta-feira, 6 de junho de 2013

Gotas Quânticas por Amit Goswami, Físico pH.D

Gotas Quânticas

Se a realidade é a minha possibilidade, a possibilidade da própria consciência, então imediatamente surge a questão: como se pode mudá-la? Como melhorá-la? Como fazê-la mais feliz? Na maneira antiga de pensar, não posso mudar nada porque não tenho nenhum papel a desempenhar na realidade. A realidade já está lá. São objetos materiais se movendo por si mesmos, de dentro de vidas determinísticas. Eu, o experimentador, não tenho nenhum papel. Na nova visão, sim, a matemática pode nos dar alguma coisa; ela nos dá as possibilidades que todo esse movimento pode assumir. Mas ela não pode nos dar a experiência real que terei na minha consciência. Eu escolho aquela experiência e portanto, literalmente, crio minha própria realidade.

 (Amit Goswami, Físico pH.D)