quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cientistas transformam água em combustível.

Cientistas transformam água em combustível

Cientistas usam luz solar para separar hidrogênio da água; sistema tem espelhos para concentrar a luz solar em um ponto específico

por Ana Freitas
Editora Globo
Usando luz solar, uma equipe de cientistas da Universidade do Colorado desenvolveu um processo que separa as moléculas que compõem a água, o que pode ser o primeiro passo para o uso de hidrogênio como combustível limpo. Um estudo publicado na última semana na revista Science mostra como os cientistas chegaram a esse resultado.
sistema desenvolvido pelos cientistas usa espelhos para concentrar a luz solar em um ponto específico, até que se atinja uma temperatura concentrada de 1.350 ºC. Então, o calor é direcionado a um reator cheio de substâncias conhecidas como óxidos metálicos, uma combinação de ferro, cobalto, alumínio e oxigênio. Quando aquecidos, esses óxidos liberam átomos de oxigênio, o que muda a composição química das substâncias e transforma-as em um composto que atrai outros átomos de oxigênio. De acordo com os cientistas, bastaria adicionar vapor à essa mistura para fazer com que o oxigênio das moléculas de água aderissem à superfície dos óxidos metálicos, liberando o hidrogênio para ser coletado e usado em forma de gás.
Outras linhas de pesquisa chegaram a desenvolver métodos de separar o oxigênio e o hidrogênio da água, mas a vantagem do processo desenvolvido pela equipe da Universidade do Colorado é que as duas reações químicas envolvidas nele podem acontecer na mesma temperatura. Por isso, técnicas anteriores encontravam problema na hora em que precisavam aquecer o sistema e torná-lo frio de uma hora pra outra. No caso dese novo método, basta ligar uma válvula de vapor para que a separação necessária aconteça.
Apesar da descoberta, ainda estamos longe de comercializar o hidrogênio como combustível. O motivo, como sempre, é econômico, e curiosamente o Brasil tem um papel importante nisso: o preço do gás natural é incrivelmente acessível, o que inviabiliza comercialmente o uso de uma energia limpa como o hidrogênio, já que atecnologia para produzi-lo encareceria o produto final. "Seria preciso criar uma multa alta para emissões de carbono, ou o preço dos combustíveis fósseis precisaria aumentar muito", disse Alan Weimer, o líder do grupo de pesquisa, ao site Phys.org