quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Golfinhos têm a maior memória social entre animais.

Golfinhos têm a maior memória social entre animais

  • Eles são capazes de reconhecer o som de parceiros que tiveram contatos com eles há mais de 20 anos


Golfinhos reconhecem seus antigos parceiros mesmo depois de anos sem contato
Foto: Erik Olsen / The New York Times
Golfinhos reconhecem seus antigos parceiros mesmo depois de anos sem contatoErik Olsen / The New York Times
EUA - Aquela história de memória de elefante não faz tanto sentido assim. Na verdade, são os golfinhos os que têm lembranças mais antigas. Cientistas dos Estados Unidos dizem que estes animais, mesmo depois de 20 anos de separação, poderiam lembrar de sons de seus antigos companheiros.
Os autores acreditam que estas memórias de longo prazo são resultado das complexas conexões sociais que os golfinhos desenvolvem. A pesquisa foi publicada no “Proceedings of the Royal Society B”.
No estudo, cientistas usaram informações de 56 golfinhos de cativeiro que se mudaram entre seis zoológicos e aquários nos Estados Unidos e Bermudas para a reprodução.
As gravações, que remontam de décadas, mostraram quais golfinhos foram alojados juntos.
Os pesquisadores então tocaram com auto-falantes subaquáticos as gravações de dos sons golfinhos que já tinham vivido juntos e mediram o resultado das respostas.
- Quando se familiarizam com o chamado, os golfinhos têm mais chances de se aproximar dos auto-falantes por períodos mais longos - disse à BBC Jason Bruck, da Universidade de Chicago, que coordenou os estudos. - Se eles não se familiarizarem com o som, eles geralmente o ignoram.
Bruck lembrou do caso de golfinhos fêmeas chamadas Allie e Bailey. Elas tinham vivido juntas na Flórida quando eram bem jovens. Bailey agora vive nas Bermudas, mas quando ouviu o som gravado de Allie, instantaneamente respondeu, mesmo elas estando separadas há 20 anos e seis meses.