quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O momento da verdade finalmente chegou para o Cometa ISON.

O momento da verdade finalmente chegou para o Cometa ISON.
Cometa ISON
O andarilho gelado está programado para se aproximar 1,1 milhão de quilômetros da superfície do sol hoje (28 de novembro), em uma manobra cósmica que astrônomos tem aguardado ansiosamente desde a sua descoberta em  Setembro de 2012. A passagem poderá destruir o cometa ISON, ou torná-lo mais brilhante do que nunca, segundo os cientistas.
O cometa enfrentará uma temperatura escaldante, além dos fortes puxões gravitacionais da estrela. Será que ele irá sobreviver?
“Este cometa está nos dando uma grande aventura”, disse Carey Lisse, cientista sênior no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins em Laurel, Maryland, a repórteres na terça-feira (26 de novembro). “É difícil prever exatamente o que vai acontecer.”
Se ele for despedaçado pelo evento, deve aumentar bastante seu brilho a partir do início de dezembro. No entanto, ele será mais facilmente visível no Hemisfério Norte.
Uma frota de naves espaciais de várias agências espaciais, incluindo a NASA e a ESA, estão posicionadas para observar a passagem do cometa.
O periélio (o ponto mais próximo de sua trajetória do Sol) acontecerá às 16h40 (horário de Brasília) dessa quinta-feira. O cometa está viajando a 1 milhão de quilômetros por hora e enfrentará uma temperatura de mais de 3.000 ºC.
O Ison possui um diâmetro de 5 quilômetros, e é formado principalmente de gelo, gases congelados e poeira. Ele é um resquício da formação do nosso sistema solar, que aconteceu há mais de 4 bilhões de anos. [Space]