sábado, 14 de dezembro de 2013

O segredo para manter a paz

O segredo para manter a paz

palestraQuando estamos em paz parece que todo o mundo à nossa volta fica em paz, as coisas se equilibram e o ciclo se restabelece. Daí a importância  de estar em paz, em equilíbrio. Estabelecendo a sua paz, você estabelece a harmonia onde estiver.
Dentro de nós existe um lugar onde os opostos se unem, se equilibram. Precisamos aprender a encontrar esse amor, essa luz, para que ela possa se espalhar por todo o mundo, no nosso ambiente e aí podermos, cada um de sua parte, equilibrar e harmonizar as condições do mundo exterior. Todos dizem que precisamos nos unir, mas isso não funciona se cada um não fizer a sua parte. A única união que vai conseguir realmente estabelecer a paz é a união com a nossa essência, quando conseguimos recuperar o nosso acesso a esse local dentro de nós e conseguimos equilibrar todas as disparidades.
Criticar uma pessoa ou uma situação só dá mais força para o lado que já está desequilibrado. Você pode dizer que o que é mais violento não é a violência dos que fazem, mas a violência dos que não fazem. Mas quando você toma partido, toda vez que você assume uma causa, você já está estabelecendo limite, já está vendo um inimigo do outro lado, você está saindo da sua paz. Quando nos revoltamos é o caso de pensar: o que é que está atraindo em mim essa energia de revolta contra o outro? Ele só está jogando o balde, então se ele está puxando alguma coisa de dentro de mim eu preciso ver o que estou sentindo em relação ao outro. Em vez de tentar resolver isso lá fora, é preciso tentar resolver dentro de nós, porque resolvendo aqui dentro estaremos começando a discutir, pouco a pouco, a idoneidade desse vício que nos faz sair da paz.
Trecho da palestra Encontro com Você
Realizada em Universo Natural – por José Batista de Carvalho