terça-feira, 10 de junho de 2014

Parvatí.


Reza a lenda que a esposa ou consorte de Shiva, Parvatí, é a filha do Himalaia. O deus Shiva, seu amado, havia encontrado Parvatí, em sua encarnação anterior, como Uma, com quem fora casado, contra a vontade do pai dela, que desprezava Shiva. Isso levou Uma a tirar a própria vida. Uma renasce como Parvatí e passou a sentir forte atração em relação ao deus Shiva. Tentou ganhar o seu afeto contando apenas com sua beleza, mas isso resultou em fracasso.
Durante sete anos e meio de auto-renúncia, penitência, ascetismo, austeridade (Tapas) e não violência (Ahimsa), Uma finalmente conseguiu ganhar o afeto, a admiração e o amor de Shiva.
A deusa Parvatí é geralmente retratada em imagens e figuras com Shiva sentado ou em pé. E sempre usa um sari vermelho e dourado com uma blusa verde, uma coroa de ouro e jóias de ouro, com a imagem do Himalaia atrás de si. Isso expressa suas origens e o lar espiritual de Shiva, o monte Kailash.
O casal divino, juntos, representa a dupla natureza de Brahman, que é tanto masculino como feminino.
Através de imagens e figuras, a deusa é representada de muitas formas, com uma variedade de nomes diferentes. Como Annapurna, a prestadora de alimentos, é geralmente mostrada oferecendo arroz a Shiva. Ela também é conhecida como Santoshi, uma deusa agrícola, que proporciona a abundância de alimento para os seus devotos, geralmente simbolizada com uma tigela de arroz. A deusa ou Deva combina todos os aspectos femininos do divino e é coroada com serpentes e chamas, carregando uma espada e um copo de sangue. O rosto de Shiva está sob os seus pés de uma forma assustadora e com presas.
Parvatí é uma boa forma de Devi, Shakti (energia feminina criativa) de Shiva. Seu outro nome é Gauri. De uma forma cruel, por conta da personalidade, Davie tem os nomes de Kali, Shyama, Chanda, Durga. Conta a lenda que Parvatí se tornara Durga, Kali e Shyama, com todas as encarnações tornando-a uma só persona.
Do casamento entre estas duas divindades, Shiva e Parvati, nasceram Skanda (Kartikeya) e Ganesha, o deus da sabedoria.