sexta-feira, 24 de julho de 2015

Nasa anuncia descoberta de planeta similar à Terra em potencial zona habitável.

                     Kepler-452b

A missão Kepler, da Nasa, confirmou na quinta-feira 17/04/2014 a descoberta de um planeta de dimensão próxima à da Terra e que orbita uma estrela parecida com o Sol. Kepler 186f está localizado em uma "zona habitável", definição dada a áreas do espaço em volta de estrelas que têm temperatura parecida à da Terra e apresentam condições para a existência de água líquida na superfície de corpos celestes.

Podemos pensar no Kepler 186f como um primo mais velho e maior da Terra, que traz a oportunidade de entendermos a evolução do ambiente terrestre — declarou ao site da Nasa o pesquisador Jon Jenkins, líder da equipe que analisa os dados da sonda Kepler, telescópio espacial usado para exploração de planetas extrassolares.

O diâmetro do Kepler 186f é cerca 10% maior que o da Terra. A massa e a composição do planeta ainda não foram determinadas, mas as pesquisas apontam que o planeta é rochoso. A órbita do planeta em volta da estrela chamada Kepler-186, o sol do novo planeta descoberto, tendo 1 ano em Kepler 186f dura cerca de 130 dias terrestres. A estrela que o Kepler-186 orbita tem 6 bilhões de anos, 1,5 bilhões a mais que o Sol.

No vídeo fala que a velocidade da luz até onde se sabe é a mais rápida do Universo e não tem como ser ultrapassada, mas na realidade existem técnologias de muitos outros povos estelares que conseguem obter em seus veículos = as naves espaciais ou Vimanas como são chamados velocidades muito superiores à da luz. Por exemplo também cito a particula chamada Tachion que viaja em velocidades superiores do que a velocidade da Luz.

O veículo de Luz chamado  Merkabah (clique na palavra Merkbah para ir até o artigo do blog que explica o que é Merkabah) também viaja a velocidades superiores a da luz.

A estrela que este planeta orbita foi nomeada Kepler-186, e é muito diferente do nosso Sol, pois é uma estrela do tipo anã vermelha, menor, mais fria e muito abundante em nossa galáxia. Entre as características típicas destas estrelas estão um ciclo de vida mais longo em comparação com o das grandes, o que resulta num período de tempo muito maior para a evolução biológica e as reações bioquímicas na sua superfície. Além disso, as estrelas anãs como Kepler-186 tendem a ser mais ativas do que as maiores, como o Sol, que emite mais radiação à superfície dos planetas que orbitam ao seu redor.

É muito inspirador considerar que este planeta passou 6 bilhões de anos na zona habitável de sua estrela, período mais longo que o planeta Terra. É uma oportunidade substancial para o surgimento da vida, com todos os ingredientes e condições necessárias para que a vida exista neste planeta — avalia Jenkins.

Além do Kepler 186f, os cientistas apontaram 11 outros candidatos a gêmeos da Terra, exoplanetas com diâmetro entre uma e duas vezes o terrestre e que orbitam estrelas semelhantes ao Sol em tamanho e temperatura.
O administrador do Diretório de Missões Científicas da agência, John Grunsfeld, lembrou que a descoberta do planeta primo da Terra ocorreu no vigésimo aniversário da descoberta que provou a existência de estrelas, que como o Sol, também abrigavam planetas.
Esse resultado excitante significa um passo a mais na descoberta de uma Terra 2.0 — avalia John Grunsfeld.

Nasa mostra comparação entre a Terra e o Kepler-186f (Foto Nasa)

Ilustração da Nasa mostra comparação entre a Terra e o Kepler-186f (Foto: Nasa)