terça-feira, 8 de setembro de 2015

O poder do Quartzo !

                      cristais-quartzo-pedras-semi-preciosas-cristais

Um Quartzo é o segundo mais abundante mineral da Terra (aproximadamente 12% vol.), seguindo-se aos feldspatos. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), pertencendo ao grupo dos tectossilicatos. O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos. Apresenta as mais diversas cores (alocromático) conforme as variedades.

Mas qual é o poder de um quartzo?

Variedades do Quartzo.

                    Variety_quartz

Sendo um dos minerais mais comuns do mundo, existe um número impressionante de designações diferentes. A distinção mais importante entre tipos de quartzo é entre as variedades macrocristalinas (com cristais individuais visíveis a olho nú) e microcristalinas também chamadas criptocristalinas (neste caso trata-se de agregados de cristais apenas visíveis sob grande ampliação). É comum chamar-se quartzo aos macrocristalinos e Calcedônia ao criptocristalino. As variedades criptocristalinas são opacas ou translúcidas, enquanto que as variedades transparentes são geralmente macrocristalinas.

Nem todas as variedades ocorrem na natureza. O Prásio, um material com cor verde-oliva, é produzido por tratamento térmico. Apesar do citrino ocorrer naturalmente, a maior parte é produzido por aquecimento de ametista e a carneliana é largamente tratada por calor por forma a obter uma coloração mais profunda.

Mas saibamos nomes de quartzos distintos mais commumente utilizados ou conhecidos:

  • Variedades cristalinas: Cristal de rocha ou quartzo hialino (o mais conhecido), Ametista, Citrino, Quartzo fumado, Quartzo morion,
    Quartzo rosa, Quartzo leitoso, Quartzo azul, Quartzo olho-de-falcão, Quartzo olho-de-tigre, Quartzo olho-de-gato, Quartzo sagenítico e Aventurina;
  • Variedades criptocristalinas fibrosas (ou calcedônias): Calcedônia, Ágata, Carneliana ou cornalina, Sárdio, Crisoprásio ou crisoprase, Heliotropo, Ônix, Ágata muscínea, Madeira petrificada e Plasma ou plasmite;
  • Variedades criptocristalinas granulares: Sílex, Jaspe, Prásio.

Utilizações quotidianas do Quartzo

Nos dias de hoje podemos ver o quartzo a ser usado em areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícos, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrónicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.

Utilizações Místicas e Terapêuticas

O cristal de quartzo é um condensador que pode absorver, armazenar, projectar, dissipar e focalizar energias subtis, é programável, pois segue instruções sem resistência e exerce um efeito activador sobre os chakras. A sua estrutura molecular é geometricamente perfeita e a sua sensibilidade para as ondas de energia é muito ampla. Por isso ele é capaz de perceber, processar e emitir emanações de energia, imperceptíveis aos seres humanos.

Como «jóia terapêutica» pode ser programado para emitir Amor, Harmonia, Paz ou para ser instrumento de cura, envolvendo o utilizador no campo vibratório correspondente à programação realizada. A sua energia desenvolve os músculos e protege contra as radiações. Ele gera electromagnetismo e dissipa a electricidade estática estimulando o sistema imunitário e trazendo equilíbrio ao corpo.
É excelente para aliviar queimaduras, para harmonizar todos os chakras e alinhar os corpos subtis. Um cristal pode ser usado para proteger e harmonizar ambientes, mas se escolhido como parceiro do nosso caminho, devemos guardá-lo junto a nós, sobretudo nos momentos em que mais precisamos, quer para estimular energias que precisamos integrar e expressar, quer para nos afastar das que devemos evitar.

Bioenergia Aplicada do Quartzo

Uma fotografia Kirlian, que utiliza um oscilador de alta frequência, demonstra que ao segurar um cristal de quartzo, o nosso campo biomagnético duplica. Este fenómeno aumenta com o tempo de utilização. Se durante duas a quatro semanas deixarmos o cristal em contacto directo com o nosso corpo, ele entrará em ressonância com o nosso padrão energético. Então a programação realizada é direccionada por esse padrão vibratório, transformando-se num reflexo e extensão de quem o usa.

O nosso cristal pessoal é espada e escudo. Espada, refinando a nossa intuição e ajudando-nos a tomar a ofensiva em situações reais nas quais o guerreiro é necessário; escudo, capaz de nos proteger, como um poderoso instrumento de defesa psíquica. A energia do cristal de quartzo pro­porciona clareza, harmonia e equilíbrio, e se agirmos com determinada vibração energética, o cristal ajudará a manter essa mesma vibração.

Considera-se que os cristais são a representação de um poder superior ligado à natureza. Tal como outros cristais, o cristal de quartzo pode ser utilizado como forma de auxiliar tratamentos e de outras terapias, sendo que a terapia das cores é uma das terapias que mais afinidade tem com a cura com os cristais. Os cristais, nomeadamente os cristais de quartzo emanam energia que se diz ser uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais. Os cristais de quartzo transmitem vibrações, emanações de raios que vão penetrando no corpo energético e em sequência são recebidos pelo corpo físico. Estas vibrações energéticas vindas dos cristais de quartzo ajudam a harmonizar os chakras e acabam por desbloquear e alinhar todos os fuxos energéticos que se vão manifestar positivamente no corpo físico.

Há quem utilize os cristais de quartzo e outros cristais nas suas práticas e rituais meditativos, e também em visualizações criativas.Também se pode, utilizar a visualização criativa com os cristais, invocando a energia dos cristais de quartzo através do pensamento, visualizando a cor, a energia e poder de cura envolvendo o corpo e a mente. Os cristais de Quartzo e também outros cristas, são envolvidos por uma energia vibracional de alta frequencia, e ajudam a ampliar e a direccionar-se em direcção dos pontos de maior defice enrgético. Cada cristal tem uma função específica, de acordo com seu tamanho e coloração.

Adquirir o Quartzo certo!

  cristais-quartzo-poder-curaSegundo o Guia Kármico Mário Portela:«Se é a primeira vez que compra pedras/cristais ou não sabe exactamente qual a pedra/cristal que procura então saiba que não é aconselhável para os iniciantes em cristais, começar com os cristais coloridos, pedras de nomes pomposos ou as malditas pedras do signo. O seu uso incorreto poderá não trazer os resultados esperados ou até prejudicar o fluxo energético do nosso corpo, aura ou campo etérico.
Quando se pensa em adquirir o primeiro Cristal , deve-se fazer esta primeira escolha optando por cristais simples, como os cristais de quartzo (preferencialmente transparentes e em bruto – esqueçam quase todas as pedras polidas e com buraquinhos para colares). É importante que a pessoa use a sua intuição para procurar qual o cristal de quartzo, que quando olha, sente afinidade e sente vontade de o comprar. Não somos nós que escolhemos o cristal é ele que nos escolhe a nós!
Olhe, veja qual se destaca em primeiro lugar, mesmo que tosco e rachado, pode também segurar os cristais de quartzo que pensa adquirir e sentir nas suas mãos e procure a vibração que eles emitem. Caso sinta alguma mudança de temperatura nas mãos ou uma espécie de formigueiro, este será o cristal ideal para si

Fonte: http://www.portugalmistico.com/info/nova-era/crysts/120-o-poder-do-quartzo#