segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os Portais de Amaru Muru e Tiahuanaco

Os Portais de Amaru Muru e Tiahuanaco
O Portal de Amaru Muru

Localizada no conjunto rochoso de Hayu-Marca, "A Cidade dos Espíritos", próximo do lago Titicaca, a uns 35 Km. da cidade de Puno, no Peru.
Trata-se de uma reentrância, de forma retangular, esculpida num maciço de pedras que lembra uma porta. De autoria desconhecida, ainda que alguns pensam tratar-se de obra dos antigos habitantes pré-incas.
Atribui-se a esta porta poderes sobrenaturais e acesso a outras dimensões.


Existem lendas que cercam este monumento. Uma delas conta que a uns 450 anos, um sacerdote do Império Inca, se escondeu nas montanhas para guardar dos conquistadores espanhóis um disco de ouro criado pelos deuses com o fim de curar aos enfermos e para ajudar na iniciação dos sacerdotes-xamãs. Com a invasão espanhola havia iniciado a dizimação de todos os povos que viviam no lugar. Temendo perder o poderoso disco para as mãos inimigas, o sacerdote não pensou duas vezes: aproximou-se do portal, atravessou com o disco dourado... E nunca mais retornou. Toda sua comunidade foi destruída, mas o disco estava protegido.

O lugar fica no meio do nada. Apenas alguns pobres fazendeiros rodam por lá. No entanto eles evitam proximidades maiores com o portal, principalmente à noite, pelas histórias assustadoras do lugar. Dizem que várias crianças desapareceram no local após brincar perto do portal. Alguns dizem também que em determinados momentos do crepúsculo o portal fica transparente e se pode ver uma cidade ao fundo.

Existe também uma história mais recente que conta como, em 1974, grande parte dos integrantes de uma banda de música conseguiram atravessar este portal de onde nunca mais voltaram. Esta história foi relatada pelo resto da banda que não conseguiu atravessá-la.
Os habitantes do lugar dizem que é a entrada ao "Templo de la Iluminación de los Dioses Merú" ou "Hayu Marca", e contam estanhas historias sobre esta porta, como aquela de que em algumas tardes especiais ela se faz semi-transparente deixando entrever além de seus portais uma cidade iluminada.

Também contam que ao tocar com ambas mãos os lados interiores do batente da porta de pedra e apoiando a cabeça em uma fenda que existe nela, se podem perceber estranhas sensações, tais como, a visão de fogo, melodias musicais e inclusive a visão de túneis que atravessam a montanha.
A porta de Aramu Muru se assemelha à porta do Sol de Tiahuanaco e a cinco restos arqueológicos que, unidos por imaginários traços, formariam uma cruz ao redor do Lago Titicaca.

Tiahuanaco, O Portal Do Sol



É o monumento mais famoso de Tiahuanaco, uma gigantesca escultura talhada em um único bloco, que mede 3 metros de altura, 5 de largura e pesa mais de 10 toneladas. No topo do monumento a imagem do deus "Viracocha" é rodeada de 48 efígies, 32 faces humanas e 16 cabeças de condor.
Efígie: representação plástica de uma divindade ou pessoa; imagem.
Mistérios
Espalhados nos arredores de Tiahuanaco estão blocos de arenito com peso de 100 toneladas que sustentam monolitos com mais de 60. Superfícies lisas com canaletas exatíssimas ligam-se à gigantescas pedras tendo entre si grampos de cobre perfeitamente encaixados. Em blocos de pedra de 10 toneladas, encontram-se furos de 2,5 metros de comprimento, cuja finalidade é desconhecida.
Tiahuanaco

A cidade de Tiahuanaco, Bolívia, hoje um sítio arqueológico, além de muitos mistérios em torno de seus monumentos possui um panorama de outro planeta. A região é árida e qualquer esforço físico é uma tortura para quem não é dali, pois está a mais de 4.000 metros de altitude.
Uma das engenhosidades da região se estende por uma área de 4.000 metros quadrados. São elevações artificiais (pilares) cujo topo, absolutamente planos, sugerem que ali existam edifícios soterrados. Seus exímios arquitetos viveram entre os anos 1580 a.C. e 1200. De acordo com arqueólogos bolivianos, o que hoje é visto no sítio arqueológico de Tiahuanaco não representa nem 5% do que era essa cidade no passado. São capítulos desconhecidos da história, mas que ainda podem ser testemunhados ao caminhar, sem pressa, pelas margens do Lago Titicaca.

Lenda
Uma lenda é a única explicação para a origem do povo tiahuanaco. Ela descreve uma espaçonave dourada, procedente das estrelas. Nela teria vindo uma mulher, Orjana, com a missão de tornar-se a mãe da Terra. Orjana tinha membranas entre os dedos, como nadadeiras no lugar das mãos. Ela deu à luz 70 filhos e regressou em seguida às estrelas. De fato existem rochas em Tiahuanaco com desenhos que mostram seres de 4 dedos. Não há explicação plausível nem sobre a origem, nem sobre o fim dessa cultura.
Grande Ídolo
Uma espécie de soldado esculpido em arenito vermelho, pesa 20 toneladas, tem mais de 7metros de altura e idade de 27.000 anos. Foi achado no "velho templo", uma edificação de arquitetura primitiva e rude que contrasta com a riqueza de detalhes e precisão com que estão gravados registros astronômicos no corpo do Grande Ídolo.
Aquedutos
Condutores de água feitos de pedra, com 2 metrosdecomprimento, 0.5 metro de largura e de igual altura… Que povo primitivo teria sido tão avançado tecnologicamente, a ponto de poder construir, mover, assentar e unir esses imensos blocos de pedra?
Calendário
Foi achado na lama seca em Tiahuanaco um calendário pré-histórico que apresenta os equinócios, as estações do ano e as posições da Lua em cada hora, mesmo levando em conta a rotação da Terra!
fenomeno bola branca Tiahuanaco, o portal do sol (Equinócio: instante em que o sol no seu movimento anual aparentemente corta o equador celeste.)
Estrada?
Na Bolívia, perto de Santa Cruz, encontram-se estas alongadas construções de alvenaria. Poderiam ter sido estradas paraum povo que não usava rodas?
Incas
Estudiosos acreditam que a cultura inca teve origem no povo tiahuanaco. Com uma arquitetura, estrutura social e política únicas ergueram um império que se estendeu da Colômbia à Patagônia argentina até seu aniquilamento pelos espanhóis, na primeira metade do século 16.
Sacsayhuaman

No caminho para Machu Picchu, Peru, estão as ruínas de Sacsayhuaman. Fortificações erguidas pelos incas com precisão incomparável, seus muros de 500 metros de comprimento e 18 de altura possuem encaixes entre as pedras que, mesmo hoje, a tecnologia não conseguiria copiar.
Saindo dos fortes de Sacsayhuaman encontram-se, a poucas centenas de metros de distância, no declive da montanha e de dentro de uma cratera um imenso colosso. Um monolito que pesa 20.000 toneladas, é do tamanho de um prédio de 4 andares e foi lavrado, sem falhas, com degraus, rampas espirais e orifícios. Tudo isso de cabeça para baixo!
Sem dúvida não seria um "hobby" de horas vagas dos incas…Que tecnologia teria extraído, transportado e lavrado esse bloco? Quais as forças titânicas que aqui estiveram em jogo ? E com que finalidade?

Vitrificação de rochas
A menos de 300 metros de distância dos monstruosos blocos de pedra de Sacsayhuaman estão vitrificações de rochas que, a rigor, somente seriam possível pela fusão de pedras sob as mais elevadas temperaturas. Aliás também se encontram estas formações na areia dos desertos de Gobi e do Iraque, mas por que essas vitrificações se assemelham tanto àquelas que se formaram durante as explosões atômicas no deserto de Nevada, EUA?
Novamente verificamos que as ruínas presentes nos países latinos nos impressionam. Tanto por sua complexidade, tal como o refinamento destas antigas civilizações, denotando que o que acreditamos saber sobre eles não é 100% correto.
São civilizações com mistérios antiguíssimos e muitas vezes insondáveis, causando fascínio a todos nós. Quem sabe o que mais podemos encontrar? Quais segredos nos aguardam, onde os Maias e os Incas tocaram e criaram, desafiando até hoje nossa imaginação? Só o futuro pode dizer.
Fonte: blog AB ORIGINE
Henrique Guilherme
Escritor e estudioso
Curioso a cerca dos grandes mistérios das antigas civilizações